domingo, 20 de abril de 2008

ISLÂNDIA

Com tantas peculiaridades e extraordinárias diferenças naturais -se comparadas ao nosso tropicalíssimo país- com certeza merece um poema, mas como careço desse dom me contentarei em divulgar alguns dados e imagens que, por si só, bastam.

País insular -18° maior ilha do mundo- localizado a noroeste da europa, cuja capital é Reykjavik. A costa islandesa apresenta números consideráveis de fiordes; valendo lembrar que, geologicamente, a ilha é bastante nova e devido a sua localização são comuns os vulcões e os famosos géiseres. Interessante que devido a grande quantidade de força geotérmica e diversos rios e cachoeiras, a maioria dos residentes têm acesso à água quente por um preço bem baixo.

Cultura com raízes nos Vikings, esse país é considerado um dos melhores do mundo para se viver.

Sob "posse" da Islândia está situada a ilha Surtsey, considerada a mais recente do mundo.

Com relação a flora da região, me surpreendi ao saber que três quartos da ilha não possui vegetação, e a única árvore nativa é a Betula pubescens, que originalmente formada uma floresta na região sul. E o que era de se esperar, a presença humana alterou drasticamente o frágil ecossistema da ilha.

Pois bem, eis publicadas aqui algumas fotos que me foram, gentilmente, cedidas pelo meu primo quando de passagem à Ilha, entre final de 2007 e início desse ano. Quisera eu ter tido a oportunidade de registrar toda essa beleza com a minha ingênua câmara fotográfica, assim como costumo fazer com todas as aqui publicadas...mas como o propósito desse Blog é divulgar tudo o que é "simples e natural", acredito ter alcançado tal objetivo.


Capital Reykjavik: lago abastecido com água quente.
(by Paulinho Smolinski)


5 comentários:

Anônimo disse...

Para nós, habitantes dos trópicos que infelizmente ainda não tivemos a oportunidade de correr mundo como desejamos, essas imagens remetem a um lugar que parece outro planeta. Emociona o deparar-se com tão diferentes, e ao mesmo tempo tão belas paisagens. Guardo forte desejo de conhecer o hemisfério norte, sobretudo aqueles pagos lá da Escandinávia, banhada, se não me engano, pelas mesmas águas geladas que circundam a Islândia. Adorei as imagens, uma das quais agora estampa a área de trabalho do meu computador. Mas tanto quanto com as imagens, me deleitei com esse texto: pequena e prazerosa aula de geografia. Como gostaria de ver a Islândia retratada pela lente da tua câmera.

Anônimo disse...

Oiee, lindas fotos, fiquei até com vontade de conhecer.
bjs

Anônimo disse...

Oi Fabiana
Que fotos lindas, gostaria de estar nesses lugares. Quem sabé ?
Muito sucesso, Bj Waltiria.

Anônimo disse...

Fabiana!
Lindas fotos
Abraços

Anônimo disse...

Fabiana
Essas fotos, trazem muitas lembranças
Saudações