sábado, 14 de junho de 2008

Fundação Iberê Camargo - Porto Alegre

A minha amada Porto Alegre está em Festa, pois foi inaugurada, recentemente, a Fundação Iberê Camargo. Estive lá, e com minha singela câmera registrei alguns momentos, aos quais publico-os para os meus leitores.

Me senti envolvida, e assim tenho certeza que este é o própósito daquele local, numa esfera grandiosa de riqueza cultural e arquitetônica (projeção de Álvaro Siza, um dos cinco mais importantes do mundo).


Localizada à beira do lago Guaíba, a excentricidade predial se mistura com a beleza incomensurável da orla, famosa por possuir um dos pores-de-sol mais bonitos. Como uma porto-alegrense de nascimento e coração venho com orgulho analtecer esta iniciativa, prevendo um grande avanço socio-cultural para a cidade.



Como motivo de enaltecimento à Fundação Iberê, venho transcrever algumas informações contidas em folders, com distribuição no local: "Iberê Camargo (Restinga Seca, 1914 - Porto Alegre, 1994) é um dos maiores artistas brasileiros, sempre exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual. Sua obra é composta de pinturas, gravuras, guaches e desenhos, e ficou conhecida por três grandes fases: Carretéis, Ciclistas e Idiotas. Além disso, recebeu diversos prêmios e teve seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior".






A Fundação, instituição privada sem fins lucrativos, foi criada em 1995, a partir do desejo de Iberê Camargo e sua esposa, Maria Coussirat Camargo, com o apoio de amigos e com a liderança de Jorge Gerdau, indicado para presidente. Sua missão é preservar o acervo, promover o estudo e a divulgação da obra de Iberê e estimular a interação de seu público com arte, cultura e educação, através de programas interdisciplinares.





Interessante lembrar que o projeto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e é mérito especial da Trienal de Design de Milão.



Com belas iniciativas como essas que o nosso Portinho ganha destaque, gerando reconhecimento ao Estado, além de funcionar como meio de socialização, programa aos casais que compartilham o gosto pela arte, encontro entre amigos e até mesmo sala-de-aula aos pequenos e grandes aprendizes.


A Fundação Iberê Camargo fica na Avenida Padre Cacique 2.000 - Porto Alegre RS - http://www.iberecamargo.org.br/ - entrada franca.

6 comentários:

Anônimo disse...

Essas fotos saciaram um pouco o meu desejo de conhecer essa maravilha da arquitetura, novo e extraordinário espaço cultural da capital. Teu olhar acompanhou com precisão as sinuosas linhas do prédio, transmitindo com exatidão as nuances de tão peculiar e inovadora obra arquitetônica. Que bela homenagem ao Iberê, que privilégio possuirmos no nosso Estado tão belo edifício. A expectativa é de que o sucesso dessa iniciativa cultural sirva de incentivo para que novos empreendimentos contribuam para a revitalização da orla do Guaíba.

Anônimo disse...

Prima! Lindo o lugar realmente, conheci qdo era muito pequeno ainda. Tô louca pra ir, lindas as fotos! Bejão te amo

Anônimo disse...

Finalmente possuimos um espaço cultural do tamanho de nossa cidade.
Estamos, agora, inclusos em um roteiro mundial de cultura.
Parabéns por nos mostrar tal feito.
Abraços.

Anônimo disse...

Oie, estou fazendo a visitinha. Uma ótima quinta.
bjs

Danna disse...

Oie, passei para dar aquela espiadinha, bem legal a Fundação! Boa semana!
bjs

Carlos Ribeiro disse...

Oi, achei muito interessante o teu blog.

Fico feliz quando encontro algum fotoblog sobre Porto Alegre (há tão poucos).

Abraços