Na edição da revista Fotografe Melhor desse mês, há uma matéria com o fotógrafo paranaense Valdir Cruz. Atualmente vive em Nova York e está de passagem ao Brasil para o lançamento de um livro com fotos de natureza, todo feito com câmera de grande formato.
Para Juan Esteves, poucos têm em seu interior uma força de missionário cuja conseqüência é a existência, dentro da cultura brasileira, da indispensável preservação da ordem natural. Caso do paranaense Valdir Cruz e seu preciso registro fotográfico dedicado ao humanismo e à natureza. Foi assim com os índios Yanomamis e outras tribos da Amazônia. E agora, em novembro de 2007, com o lançamento de mais um belo livro: O Caminho das águas. As 108 páginas refletem o resultado do esforço incomum do fotógrafo, que trabalha com o tema há mais de uma década.
Não bastasse trabalhar com uma pesada câmera Wista, de grande formato, as imagens foram registradas apenas durante o amanhecer e o entardecer.
Esse fotoblog incentiva seu fiel público a conferir as belas imagens retratadas por esse grande mestre da fotografia, na edição N° 135.
Vasculhando meu banco de fotos achei uma tirada por mim, há algumas semanas atrás, e acredito que se identifica em alguns aspectos com as informações retratadas do famoso Cruz. Não é minha intenção fazer qualquer tipo de comparações, mas como apenas publico fotos de minha autoria acredito que essa é uma oportunidade de divulgar uma das minhas paixões -fotografia.

Jardim Botânico de Porto Alegre (RS).