segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Viamão, RS

Em uma rápida passagem pela cidade de Viamão, esse Fotoblog resolveu registrar algumas imagens daquele município que foi tido como a penúltima capital do Estado dos gaúchos. Viamão, cidade fundada no ano de 1880 e situada à 30Km de Porto Alegre, conta atualmente com uma população de mais ou menos 270 milhões de habitantes. O primeiro nome dado à região, hoje ocupada por Porto Alegre, foi o de “Porto de Viamão”, ainda no século XVIII, época em que ainda não havia em núcleo urbano, e os estancieiros da região usavam o Guaíba como meio de comunicação com Rio Grande e Rio Pardo.

Marco da cidade: Igreja Matriz, localizada na região central.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ola Fabiana
Quanto imaginação .Que saudades de minha terra, essa igreja de onde fui criada, passei por muitos momentos agradáveis. Continue assim que tua estrada e longa e bem iluminada. Deus te abençoe.Bj Waltiria.

Anônimo disse...

Olá Fabiana
O povo de viamão agradeçe essa pequena homenagem a nossa cidade.
Parabéns, continue esse trabalho

Anônimo disse...

Oi Fabi que legal você ter registrado a famosa igreja de Viamão, cidade que só perdeu o "status" de capital por causa do Porto da cidade vizinha.
Gosto muito da vida simples que as cidades bem do interior nos inspiram.
Abraço. RMM

Blog do Chico disse...

Ao contemplar tão belas imagens de Viamão, me senti motivado a buscar mais informações históricas a respeito de tão importante cidade do nosso Estado. No site RS Virtual, descobri que mo ano de 18763, em razão da invasão espanhola que culminou na tomada de Rio Grande, Viamão foi escolhida como sede da administração civil e militar da província. Posto ocupado até 1883, quando a capital foi transferida para Porto Alegre.Obrigado por divulgar de forma tão bela as imagens das cidades mais importantes da nossa história. Parabéns minha linda fotógrafa.

Blog do Chico disse...

Cometi um erro grosseiro no comentário anterior. Viamão foi sede da administração da província de 1763 a 1773. Peço desculpas pelo erro grosseiro.

jo malicha disse...

Fortaleza, agosto de 2013

Cara Fabi,

Sou professor da Universidade Estadual do Ceará e, no momento, estou produzindo uma obra intitulada Quantos Brasis, de certo modo inédita no País, por tratar-se de uma abordagem interdisciplinar de Literatura, Geografia e História, que deverá ultrapassar, no total, 2.000 páginas e contempla, de per si, cada uma das cinco regiões brasileiras: Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Por tratar-se de uma obra volumosa e realizada com recursos de um professor universitário e alguns simbólicos patrocínios, venho solicitar a V. Sa. autorização para inserir em nosso trabalho uma imagem sua, encontrada na URL http://photofabi.blogspot.com.br/2007/12/viamo-rs.html.

Estamos dando, como é justo além de legal, o devido crédito ao autor de cada fotografia (obra de arte), momento em que aproveitamos para agradecer seu gesto de compreensão e colaboração com esta iniciativa cultural.

Caso decida pela gentileza de nos ceder a imagem acima discriminada, por favor envie a original para lowes_editora@yahoo,com.br, registrando, no corpo do respectivo email, sua autorização.

Gratíssimo,
Prof. Francisco Coêlho Sampaio