sábado, 8 de dezembro de 2007

Valdir Cruz

Na edição da revista Fotografe Melhor desse mês, há uma matéria com o fotógrafo paranaense Valdir Cruz. Atualmente vive em Nova York e está de passagem ao Brasil para o lançamento de um livro com fotos de natureza, todo feito com câmera de grande formato.

Para Juan Esteves, poucos têm em seu interior uma força de missionário cuja conseqüência é a existência, dentro da cultura brasileira, da indispensável preservação da ordem natural. Caso do paranaense Valdir Cruz e seu preciso registro fotográfico dedicado ao humanismo e à natureza. Foi assim com os índios Yanomamis e outras tribos da Amazônia. E agora, em novembro de 2007, com o lançamento de mais um belo livro: O Caminho das águas. As 108 páginas refletem o resultado do esforço incomum do fotógrafo, que trabalha com o tema há mais de uma década.

Não bastasse trabalhar com uma pesada câmera Wista, de grande formato, as imagens foram registradas apenas durante o amanhecer e o entardecer.

Esse fotoblog incentiva seu fiel público a conferir as belas imagens retratadas por esse grande mestre da fotografia, na edição N° 135.

Vasculhando meu banco de fotos achei uma tirada por mim, há algumas semanas atrás, e acredito que se identifica em alguns aspectos com as informações retratadas do famoso Cruz. Não é minha intenção fazer qualquer tipo de comparações, mas como apenas publico fotos de minha autoria acredito que essa é uma oportunidade de divulgar uma das minhas paixões -fotografia.


Jardim Botânico de Porto Alegre (RS).

Um comentário:

Blog do Chico disse...

Assim como Sebastião Salgado, o fotógrafo Valdir Cruz se auto-incumbiu da missão de usar a fotografia como instrumento em prol da luta pela preservação da natureza. Corrente à qual este blog se filiou, como denotam as extraordinárias fotos tiradas por ti. É de pessoas como vocês, missionários da arte engajada, e não de oportunistas, que a humanidade conta para salvar a natureza.