sábado, 19 de janeiro de 2008

A excêntrica cidade de Rio Branco, no Uruguai

Fazendo fronteira com o Jaguarão, Rio Branco é uma cidade conhecida pelos seus produtos comercializados nos Free Shops aos quais atraem pessoas de várias localidades. Registro aqui as suas peculiaridades e belezas.
Ponte Internacional Mauá: lado uruguaio

Azuizinhos uruguais

6 comentários:

CHIC-HANDSOME disse...

have great week-end

Blog do Chico disse...

Peculiaridade marcante no espírito do jaguarense é o "bairrismo". O orgulho de ter nascido naquela pequena cidade fronteiriça nos acompanha por toda a vida.Em geral o jaguarense, quando se estabelece em outra cidade, seja qual for, carrega consigo um pouco da Jaguarão que vivenciou ou imaginou. Ser jaguarense é mais ou menos como ser gremista ou colorado, é mais do que a naturalidade declarada, é a fé de que Jaguarão é um local místico, divino.

Blog do Chico disse...

Quando guri, a excentricidade de Rio Branco era a sensação de volta no tempo...a sensação de estar num lugar que ficara estagnado por cerca de 80 anos...automóveis e ônibus velhos, muito velhos....O inusitado dos ônibus era que os cobradores usavam "calça-social", camisas e gravatas borboletas...mesmo em meio à poeira, e locomovendo-se naquelas verdadeiras carcaças, faziam questão de manter uma excêntrica tentativa de elegância...lembro de pescar lambaris com meu pai, nas manhãs de domingo, na Boca do Tigre, trecho próximo aquele revelado pela foto do barco.

Blog do Chico disse...

Com os free shops, Rio Branco teve a sua vida completamente alterada. O número de pessoas que frequentam os estabelecimentos do lugar é intenso, a valorização dos imóveis é imensa...mas do lá de que, Jaguarão não consegue acompanhar o ritmo...os dolá de cá preferem preferem a lamúria e os deboches recalcados....

Anônimo disse...

Oiee,
Tudo bem com você?
Lindas as fotos do Uruguai, visitou o Júlio?
bjs

sandra kis disse...

Em Rio Branco, Uruguai, cidade dos free shops, fronteira com Jaguarão, fui surpreendida com a generosidade de alguns comerciantes da Rua Fructuoso Rivera. Com minha filha, vi um cão ao sol junto à outros. Este, chamou atenção por estar com a pata e o rabo sangrando. Após largar as compras no hotel, voltamos para procurar veterinária. A única que encontramos, AGROVET, cheia de facas e armas de caça na vitrine, não tinha petisco e nem medicação que nos ajudasse com aquele cão. Um funcionário de free shop nos indicou outro lugar, onde pedimos algo para medicar um cão. Ao comentar o que tínhamos visto e nossa intenção, o rapaz que nos atendia perguntou se era um cão pretinho. Diante de nossa afirmação, nos chamou frente à loja. Do outro lado da rua, estava deitado o animal motivo de nossa preocupação. Ficamos sabendo então, que ele tratava o cão, que é estressado e se morde. E mais, o açougue dava carne para os animais, um taxista trazia ração e assim, cada um fazendo algo, doando um pouquinho de seu, de forma exemplar, generosamente, mudam o cotidiano de cães que vagam nossas cidades. Exemplos a serem seguidos. E se outros comerciantes pagassem castrações? Parabéns a estes humanos da Rua Rivera, ali pertinho do rio, que fazem a diferença!
Abraço,
Sandra Kischeloski
RG 1007401407

AGROPECUÁRIA EL SOBEO
Gral. Fructuoso Rivera, 12
Rio Branco/Uruguay