sábado, 26 de janeiro de 2008

Floresta Amazônica

Folhando a revista Nova Escola N° 209, desse mês, encontrei uma matéria com a divulgação do 1° Salão Internacional de Humor pela Floresta Amazônica. Eis a iniciativa desse espaço em promover os cartoons vencedores no concurso digital. Embora sob o título Salão de Humor, cabe aqui o mérito de reflexão a respeito da desenfreada devastação que acomete, há muitos anos, a Amazônia legal. Para saber mais na íntegra e visualizar as outras fotos vencedoras, acesse o site http://www.brazilcartoon.com/.

2 comentários:

Blog do Chico disse...

Geniais os cartoons, gostei mais do que ficou em 3º lugar. O descaso com a exploração ilícita da Floresta Amazônica, apesar dos muitos discursos e da demagogia do governo está longe de ser resolvido.

Anônimo disse...

Fantásticos os cartoons, todos são muito bons..Bater nesta tecla é como "chutar cachorro morto" mas vamos lá...Basta acessar qualquer meio de comunicação para saber que os últimos dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) demonstram um avamço significativo no desmatamento da amazônia em 2007
(mas na verdade, pode ser muito pior, por que o sistema só acusa grandes extensões de terra desmatada, as pequenas extensões de terra não são captadas..o que levanta outra questão, por que o Brasil não têm este software capaz de tal reconhecimento?)
Perguntado sobre isso, o lula diz que "não dá para culpar ninguém" sobre isso... qual será a relação que os grandes pecuaristas e os sojeiros têm com o presidente? (qualé !?!? até a garotinha da propaganda do Záffari conhece os responsáveis pelo desmatamento).(Sem falar da porta que trata do ministério do meio ambiente..puxa vida...).
O problema vêm de longa data..qual é a solução? a solução todos conhecem, é a mesma para a amazônia, para a criminalidade, para os aposentados, para a saúde, para a educação, enfim, para todo o Brasil: "UMA POLÍTICA SÉRIA FEITA POR PESSOAS ÉTICAS E HONESTAS" por que não aumentamos o patrulhamento na amazônia? ok, trata-se de uma área monstruosa, mas pode-se abrir concursos (será que não existem pessoas querendo trabalhar?), pode-se treinar e equipar estas pessoas (ou o Brasil é muito pobre?). Nada disso acontece (e não vai acontecer) por que o Brasil se arrasta na direção contrária de sua solução.
Não se espantem com a idéia de o Brasil perder a soberania sobre a amazônia (coisa que eu torço para que aconteça logo, SE a pesquisa brasileira-vinculada à biodiversidade, sempre- não for limitada pelo controle estrangeiro). Se...por exemplo, os EUA invadiram e tomaram conta do Iraque passando por cima de todas convenções e resoluções mundiais, o que acham que pode acontecer com um simples "gramadinho"- que todos querem proteger- dos "macaquitos brasileños?"
Termino então este desabafo lavrando minha total e irresoluta falta de esperança para este canto chamado Brasil.
""BRASIL: Ame-o ou deixe-o" Se alguém tiver uma passagem sobrando...mas nem olho para trás".
"Viva o estado mais legal do Brasil, que é Santa Catarina! por que separa o meu Rio grande amado daquela corja sem-vergonha"
Abraços
Rodrigo